Listas de email - Introdução geral

O que é uma lista de emails?

Uma lista de emails é uma lista de distribuição que permite que um grupo de assinantes receber automaticamente todas as mensagens enviadas para a lista: todas as mensagens enviadas à lista por assinantes são recebidas por todas as pessuas assinantes. Quando inscrito em uma lista, é possível enviar mensagens, respondê-las ou lê-las sem contribuir.

Casos especiais:

  • Às vezes é possível enviar mensagens para uma lista de emails sem estar inscrito nela. No entanto, você precisa estar inscrito em uma lista para receber suas mensagens.
  • Às vezes é impossível enviar mensagens para uma lista mesmo que você esteja atualmente inscrito nela: esse é o caso das listas de anúncio, que são usadas para transmitir informação de um único remetente para um grande número de receptores.

Interesse da da lista de email

As pessoas se inscrevem a uma lista de emails (às vezes abreviada como LM) para se informar sobre um assunto particular e para tomar parte em trocas sobre isso. Exemplos são:

  • lista de emails para todas/os empregadas/os de uma companhia;
  • lista de emails reservada às pessoas participantes em um projeto;
  • lista de emails dedicada a uma classe de estudantes
  • lista de emails sobre as últimas notícias sobre segurança de computadores;
  • lista de emails de ajuda mútua sobre habilidades específicas
  • lista de emails restrita a uma família e dedicada à organização de grandes encontros familiares;
  • e por aí!

Tipos de listas de email

Existem milhares de listas de emails de todos os tipos na Internet: públicas ou privadas, livres ou não, com assinatura sujeita a condições ou não etc. Essas listas devem ter de algumas a muitas milhares de pessoas membras.

De acordo com a forma que operam, podemos distinguir entre dois tipos de listas:

  • Listas de anúncio permitem assinantes receber mensagens sem que seja permitido enviar nada. Na realidade, essas mensagens são Newsletters>: revistas eletrônicas. serviços diários (horóscopo do dia, previsão do tempo do dia, alertas de segurança etc), informes sobre atualizações em um sítio da internet etc. Com esse tipo de lista, a informação vem de um/a único/a remetente para um grande número de receptores/as.
  • Listas de discussão permitem que todas as pessoas inscritas tomar parte em conversas. Essas listas podem ser moderadas ou não:
    • Em uma lista de discussão moderada, as mensagens são transmitidas para os/as assinantes depois da aprovação por uma das pessoas que exercem o papel de moderação. Moderação é uma sinalização de qualidade para a lista. Por exemplo, garante que assinantes não recebam mensagem fora do assunto (off-topic), mensagens comerciais não solicidatadas (spam), mensagens contendo arquivos atachados muito grandes etc.
    • Em uma lista de discussão não moderada, as mensagens são transmitidas a todas as pessoas inscritas assim que o robô de gerenciamento de lista as receber.

Características

Uma vez inscrito/a em uma lista de emails, você pode:

Como o serviço de listas de emails funciona: regras e responsabilidades

Um serviço de lista de emails envolve quatro tipos de regras:

  • administrador geral de listas;
  • proprietário;
  • moderador;
  • assinante.

É possível ter várias regras em uma (por exemplo, você pode ser dono/a e moderador/a de uma lista e se inscrever em várias outras).

Administradores/as gerais de listas

Administradores/as gerais de listas estão a cargo de gerenciar o serviço de listas de emails. Seus deveres:

  • gerenciar o serviço de listas de emais (distribuição, manutenção, etc. );
  • define as orientações gerais do serviço de listas de emails:
    • who will be allowed to ask for the creation of a new list,
    • que opções estarão disponíveis para gerenciar listas (definição de cenário),
    • o que os documentos padrão contém (criação de modelos),
    • como parecerá a interface web de listas de email;
  • set the way the mailing list service should be used and document those rules through providing charters to subscribers, moderators and owners;
  • aprovação das requisições de criação de lista de emails;
  • de tempos em tempos, substitua donos/as de listas quando necessário; por outro lado, administradores/as gerais de listas não deveriam assumir o papel de moderadores/as.

List owners and moderators can turn to listmasters when they face a problem not dealt with by the documentation or for any comment. However, in order not to flood listmasters with messages, it is recommended that subscribers rather turn to list owners.

Owners

The list owner is generally its creator or, failing him/her, the person who requested the list creation or who became responsible for it. His/her role:

A list can have several owners. However, the 'Privileged' profile is reserved to the list's creator; other owners have a 'Normal' profile, which has fewer prerogatives.

Moderators

Moderators are appointed by the list owner. They are in charge of controlling the relevancy of the messages sent to the list: after reading them, they choose to accept or to reject them . Moderation occurs before the message is actually sent to subscribers. Rejection of a message is possibly followed by a notice to the sender in order to explain the reason for that rejection.

A list can have one or several moderators; generally, the list owner is also a moderator.

This concerns only moderated lists.

Regulatory framework

The use of a mailing list service means respecting a number of rules:

  • In most mailing list services, subscribers receive a 'List subscribers charter' on subscription. Then they are obliged to respect all the rules contained in that charter.
  • If available, list owners and moderators have to conform to the Owner and moderator charter.
  • The use of mailing lists naturally means respecting the rules of good practices as regards email (the "Netiquette").

To know more, refer to the section dedicated to good practices for subscribers and to the section about good practices for owners and moderators.



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